Terça, 08 Novembro 2016 00:00

Prestação de Contas 2º QUADRIMESTRE DE 2016 !

PREFEITURA PRESTA CONTAS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2016 EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Mais uma prestação de contas foi realizada pela Prefeitura de São Bento do Una na noite dessa segunda-feira, 07 de novembro, no auditório da Câmara de Vereadores. As receitas e despesas do segundo quadrimestre de 2016 foram apresentadas esse mês, porque em setembro, mês que deveria ter sido a audiência, o município estava em período de campanha eleitoral.

Durante as apresentações foram mostrados onde o dinheiro do contribuinte foi aplicado em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, agricultura, cultura e outros.

O relatório fiscal e as contas do PREVUNA foram explanados por George Cavalcante do Centro de Estudos, Pesquisas e Assessoria em Administração Municipal (CESPAM) que mostrou os números referentes aos meses de maio a agosto desse ano.

Coube a Prefeita Débora Almeida apresentar os demais investimentos das principais pastas da atual administração. Ela iniciou mostrando os investimentos em infraestrutura, que teve como destaque o início do funcionamento da usina de asfalto e a conclusão e entrega da escola Carlos Rios na Vila do Espírito Santo.

Em agricultura, a prefeita destacou as ações em combate a seca, a distribuição de água, as arações de terras e silagem.

Já na cultura, o principal ponto tratado foi a 19ª Corrida da Galinha. As pessoas presentes no auditório e as que acompanharam pelas rádios locais, puderam conferir quanto foi gasto com cada atração e nas demais despesas da festa. Em saúde, Débora Almeida mostrou, entre outros, as despesas de manutenção do Hospital Municipal e com o tratamento fora do domicílio.

Ela destacou, na assistência social, as concessões de benefícios e o funcionamento dos CRAS e do CREAS. Falou também que já está em fase de organização o projeto Princesas do Ano, que realiza um baile de debutantes para jovens que não tem condições de pagar por um.

Por último, a educação teve como principais pontos os investimentos em formação continuada para os professores e os programas educacionais que elevaram o IDEB do município.

A audiência pública foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, vereador Altemar Pontes (Teminha) e contou ainda com a participação dos vereadores Avanildo Cavalcante, André Valença, Bruno Braga e Neide do Hospital. A próxima reunião para apresentar as contas do último quadrimestre desse ano tem como prazo até o mês de fevereiro de 2017.

Fotos e texto: Daniel Melo / ASCOM Prefeitura de São Bento do Una