Preservar a Saúde e qualidade de vida da população é a missão que vem sendo cumprida com excelência pela turma aguerrida da Secretaria Municipal de Saúde!
Prova disto foram as visitas realizadas hoje, dia 14 de junho, com o intuito de COMBATER A ESQUISTOSSOMOSE, promovendo uma verdadeira caça ao “caramujo africano”.
As visitas foram feitas no Loteamento Santo Afonso, Loteamento da Balança, Rua Laurindo Lins, Travessa Vavá de Moraes e Vila Nova.
A ESQUISTOSSOMOSE, doença popularmente conhecida como “barriga d’água”, é causada pelo “Schistosoma Mansoni”, parasita que encontra no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce, como hospedeiros intermediários, para desenvolver seu ciclo evolutivo.
A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos, através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem, se não encontrarem os caramujos para se alojarem. Se encontram, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e, posteriormente, os homens, penetrando na pele ou nas mucosas.
#notíciassbu