Após uma reunião entre representantes da Prefeitura de São Bento do Una, Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Polícia Civil realizada na última quarta-feira, 13 de maio, ficou definido que algumas medidas para conter o avanço do Novo Coronavírus no município deveriam ser tomadas, já que o número de casos confirmados de COVID-19 aumentou significativamente e os leitos tanto do Hospital Municipal, quanto do Hospital de Campanha estão sendo ocupados rapidamente.
Dessa forma, foi realizada uma ação conjunta entre a Defesa Civil, a Vigilância Sanitária, a Ronda Municipal e as Polícias Civil e Militar, seguindo orientação do MP, para fazer valer os decretos estaduais e municipais que determinam o fechamento de serviços não essenciais e o uso obrigatório de máscaras, a exemplo do Decreto Estadual nº 49.017 de 11 de maio de 2020.
Durante a ação, foram visitados vários pontos comercias por toda a cidade, sendo solicitado o fechamento dos que não ofereciam serviços essenciais. Nenhum comerciante ou cidadão foi multado ou detido, mas foram avisados que a partir de agora medidas mais rígidas serão tomadas caso não colaborem.
A Polícia Militar ainda abordou motociclistas que circulavam sem usar máscara, pedindo para que os mesmos retornassem a suas residências ou que colocassem o acessório agora obrigatório.
Um dos principais motivos para a operação foi a alta quantidade de denúncias que chegaram pela ouvidoria da Prefeitura Municipal, e que foi comprovada durante a ação.