A Secretaria Municipal de Saúde identificou 11 idosos e uma funcionária do Abrigo São Vicente de Paulo com COVID-19 na última terça-feira, 12 de maio. O alerta para a possível doença se deu por conta de dois internos que apresentaram os sintomas semelhantes aos da doença no último sábado (09), sendo socorridos para o Hospital Municipal. Um deles teve o quadro agravado e veio a óbito no dia seguinte. Já o outro ainda está internado. No domingo (10), a médica Dra. Michelly Lins foi ao abrigo e examinou todos os pacientes. Eles já vinham sendo acompanhados pela profissional que tinha o histórico médico de todos. Clinicamente estavam todos bem, mas quatro deles tinham sintomas de gripe. Então foram realizados exames em todos e viu a necessidade de testar todos, onde foi contatado a contaminação de 11 deles.
Antes desses casos, um interno havia sido internado no hospital municipal há 15 dias com quadro de pneumonia, mas veio a óbito. Foi feito um teste nele que deu negativo.
Todos os idosos do abrigo foram levados para o hospital de campanha que foi instalado no Colégio Municipal Cônego João Rodrigues. Os que testaram positivo ficarão em uma ala específica onde já estão recebendo todos os cuidados de acordo com o protocolo de tratamento da doença. Os demais ficarão aguardando para fazerem novos testes nessa quinta-feira (14).
Todos os pacientes estão estáveis. Já a funcionária que testou positivo e os demais servidores da entidade foi recomendado que ficassem em isolamento com suas famílias.
OUTROS NÚMEROS – Atualmente, São Bento do Una conta com 31 casos de contaminação pelo Novo Coronavírus confirmados e nenhuma morte até o momento. Ainda estão sendo aguardados os resultados de 15 exames. Já foram descartados 29 casos suspeitos e sete pessoas foram recuperadas.