O dia 24 de março é marcado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O objetivo da data é alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, já que a Tuberculose (TB) ainda é um grave problema de saúde pública mundial, chegando a acometer, anualmente, dez milhões de pessoas; destas, mais de um milhão vão a óbito.
No Brasil, em 2021, conforme as informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registrados 68.271 casos novos da doença, o que equivale a uma incidência de 32,0 casos por 100 mil habitantes.
A Tuberculose é infecciosa, transmissível e causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e cérebro. A transmissão se dá pelas vias aéreas e pode acontecer de várias formas: através da fala, do espirro ou tosse da pessoa infectada.
O tratamento dura, no mínimo, seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final. Logo nas primeiras semanas, a pessoa se sente melhor e, por isso, precisa ser orientada pelo profissional em Saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente do desaparecimento dos sintomas.
#notíciassbu