Atenção, população!!!
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou ESTADO DE EMERGÊNCIA zoossanitária em todo o território nacional, em função da infecção pelo VÍRUS DA INFLUENZA AVIÁRIA – H5N1 – , em aves silvestres no Brasil.
A medida foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União.
O Ato vale por 180 dias e é mais uma medida do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como, para preservar a fauna e a saúde humana.
ASSIM SENDO:
Fica suspensa, em todo território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.
Fica suspensa, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados segundo a Instrução Normativa n° 56, de 4 de dezembro de 2007.
A suspensão de que tratam os parágrafos acima (artigos. 1° e 2°), aplica-se a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.
#notíciassbu