No Brasil, estima-se que, atualmente, existam entre 1 e 4,6 milhões de pessoas afetadas pela Doença de Chagas. Trata-se de gerações de pessoas vivendo com a doença. A maioria, entretanto, na invisibilidade, por não ter recebido qualquer diagnóstico e, portanto, alheia às possibilidades dos tratamentos existentes.
No ano de 2020, em apenas cinco meses, o Brasil registrou 1.746 mortes em decorrência da Doença de Chagas, como causa básica. No entanto, pela falta de conhecimento a respeito e, consequentemente, pouco diagnóstico e notificação, é possível que exista um grande número de casos sem registro, principalmente durante o período de pandemia da COVID-19.
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, vivenciado hoje, nos dias 12 e 13 de abril, a equipe da Epidemiologia Municipal realizou ações voltadas ao combate ao besouro.
As ações foram executadas nos Sítios Una da Cajarana e Zé Bento, e consistiram em pesquisa local e borrifações contra o besouro, visando à diminuição da incidência dos casos no Município.
#notíciassbu