O Instituto Lívio Valença – ILV e a Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer da Prefeitura de São Bento do Una, deram início, domingo, 20 de março, ao Projeto Cultural “TARDES DE CONTOS”.
O objetivo do Projeto é realizar Contação de Histórias, nos terceiros domingos de cada mês, das 15h às 18h, no Instituto Lívio Valença/ Espaço Cultural Escritor Gilvan Lemos, proporcionando à população infantil de São Bento do Una entretenimento de alto nível pedagógico.
Após a contação, as crianças serão convidadas a recontar a história e, em seguida, serão oferecidos papel e lápis de cor para que elas desenhem o que ouviram. Ao final, os 3 melhores desenho serão premiados.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO: A contação de histórias surgiu antes mesmo da escrita, porque a humanidade sempre sentiu necessidade de repassar, através da oralidade, os fatos históricos de cada povo.
Apesar do surgimento do cinema, da televisão e do mundo virtual, a arte de contar histórias resiste ao tempo e ainda encanta crianças e adultos, porque é utilizada como veículo de verdades eternas e como excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento pleno da criança.
A Contação de Histórias pode ser utilizada como ferramenta para acalmar e distrair as crianças, mas seu objetivo também abrange outros focos, como desenvolver a imaginação, a oralidade, a escrita, o lado lúdico, a observação, o senso crítico, a concentração, a capacidade de escutar, a socialização e o cognitivo da criança.
A Contação de Histórias também desperta a curiosidade, estimula a criatividade, desenvolve a autonomia, o pensamento e proporciona vivenciar diversas emoções, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios. Além disso, pode ser um poderoso instrumento para promover o gosto pela leitura, a ampliação do vocabulário e da percepção de valores Morais e sociais.
Por: Maria Lívia Valença Neves Baptista (Lívia Valença).
A Gestão Pelas Mãos do Povo apoia esta ideia!
#notíciassbu